PROJETO EDUCACIONAL
- Gincana
Colegial de Conhecimentos Gerais e Específicos individual e em equipes – Vamos ao Dicionário.
CRIAÇÃO: NET SHOP
BRASIL – ZELTON ALVES.
PARCERIA
PARA APLICAÇÃO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO–NOVA REDENÇÃO
ESCOLA–MUNICIPAL
JOSÉ AMANDO-POVOADO DA PERUCA
DIRETOR
– WILLIAM MÁRCIO SOUZA
COORDENADORA PEDAGÓGICA – FARENILDA
DOS ANJOS
Objetivo Geral:
– Trabalhar
o processo da leitura e da escrita dando ênfase à busca do conhecimento através
da pesquisa no dicionário, como forma integradora e que atenda a dinâmica do
fortalecimento da aprendizagem sistemática norteada por um despertar social,
critico, cultural e educativo.
Justificativa:
O presente trabalho
tem por finalidade, despertar na comunidade escolar como um todo (estudantes,
professores, direção escolar, pessoal de apoio, pais e/ou responsáveis), o
sentido mágico da busca de conhecimentos através de leitura e do manuseio do
dicionário e de outros como: livros didáticos e paradidáticos, jornais,
revistas, textos formativos e informativos, que são fontes inesgotáveis de
transmissão de informações e conhecimento; concatenando a esses a prática da pesquisa
por meio de uma forma bem dinâmica – o diagrama.
Objetivos
específicos:
Do autor:
Promover no ambiente escolar um momento de integração
participativa por meio de uma gincana de conhecimentos gerais;
Demonstrar as inúmeras oportunidades existentes de
busca e aquisição de conhecimentos por meio da leitura do dicionário;
Propor ao discentes uma disputa saudável de
conhecimentos específicos o que despertará nos mesmos o gosto pela pesquisa no
dicionário e em outras fontes;
Da Direção Escolar:
- A Direção Escolar se
responsabilizará pela aplicação da Metodologia, obedecendo às regras,
estratégias e recursos humanos abordados neste projeto para o bom desempenho das
provas.
Obs.:
- A direção escolar não será
responsável pela impressão das provas e outros materiais da Gincana como:
premiação.
- Serão utilizados recursos
materiais das escolas como: humanos, dicionários, livros didáticos e
paradidáticos, e outros.
- Cabe a direção escolar
junto com sua equipe pedagógica e docente, ajustar objetivos que complementem
e/ou enriqueçam o projeto (sendo que os mesmos ajuste serão de responsabilidade
da direção).
Metodologia –
ü Nas provas, serão usados os DIAGRAMAS em caça-palavras do livro VAMOS AO
DICIONÁRIO de autoria de Zelton Alves de Oliveira, ou diagramas do mesmo autor,
que não consta no livro citado acima.
ü As turmas serão divididas em ciclo: 1º ciclo composto por alunos de 3ª e
4ª e o 2º ciclo de 5ª e 6ª séries e o 3º ciclo composto por alunos de 7ª e 8ª
séries
ü Para cada ciclo será usado diagramas diferentes, sendo que os mesmos
atenderão ao seu nível de conhecimentos;
ü O aluno concorrente deverá encontrar as palavras ocultas, sempre por
ordem alfabética em todas as direções, respondendo na página de resposta que
acompanha o caça-palavras;
ü O aluno terá duas (02) horas para
responder a prova da gincana.
ü Orientar os educandos antes da realização das provas a fazerem as suas
necessidades fisiológicas, bem como tomar água e outros;
Regras-
O aluno concorrente não poderá:
ü Fazer perguntas ou qualquer tipo
de consulta aos colegas;
ü Consultar os professores que ali estiverem fiscalizando, sob pena de ser
desclassificado da gincana.
ü Conversar com o colega e fiscal durante a gincana, sob pena de ser
desclassificado imediatamente ser retirado da sala onde estiver sendo realizada
a gincana;
ü Fazer bagunças ou qualquer tipo de atividade que desvie a atenção dos
colegas durante a aplicação da gincana;
ü Se ausentar da sala onde estiver sendo realizada a gincana, durante o
período da execução da mesma.
ü Utilizar aparelhos sonoros como celulares, mp3, mp4,...mp12, e outros, visando o bom
desempenhos das atividades;
Da equipe
ü As mesmas regras aplicadas individualmente aos alunos serão aplicadas
para todas as equipes;
O aluno ou equipe concorrente poderá:
ü Levar consigo um dicionário, um lápis grafite e uma borracha.
ü Levar consigo água ou merenda, desde que não atrapalhe o andamento da
gincana;
ü Portar aparelhos sonoros, desligando-os antes de iniciar as atividades da
gincana;
ü Portar quantos livros de pesquisa quiser para um melhor desempenho da
Gincana;
Dos fiscais das salas:
ü Cada turma será fiscalizada por dois
professores ou mais;(a depender da disponibilidade)
ü Os fiscais terão responsabilidades
diferentes. O primeiro será o professor aplicador (que orientará toda a
dinâmica e condução da gincana) e o segundo será o professor relator
(responsável por registrar todos os acontecimentos em sala durante a aplicação
da gincana);
ü Os fiscais participantes serão
professores que lecionam na mesma escola;
ü Os fiscais da prova terão que marcar com
exatidão os minutos e segundos em que foi entregue a prova já respondida de
cada aluno concorrente;
ü Após o termino das atividades fica na
responsabilidade dos fiscais entregarem por escrito ou digitado o relatório de
aplicação da turma na diretoria da escola.
Estratégias –
ü Se houver mais de uma sala de aula com a
mesma série, serão aditadas num mesmo local para concorrerem de igual para
igual;
ü Cada aluno concorrente receberá um
diagrama em caça-palavras com a página resposta;
ü O aluno que não levar estes itens acima
poderá infringir as regras e ser desclassificado;
ü O tempo de inicio da gincana será exato
para todos, e o término para aqueles que forem entregando a sua prova;
Por equipes ou salas
ü A escola que tiver mais de uma sala com a
mesma série, estas poderá disputar entre si para testarem os seus conhecimentos
gerais específicos;
ü Cada série poderá disputar com outras do
seu nível de conhecimentos específicos, ou dividir em grupos para concorrerem
entre si, formando equipes de no mínimo seis alunos para cada uma;
ü A forma de escolha dos membros para cada
equipe será por sorteio antecipado;
ü Cada série terá no máximo três equipes;
ü As provas terão o mesmo teor de
conhecimentos para ambas as equipes da mesma série;
ü Poderão participar da gincana todas as
séries ao mesmo tempo em salas separadas, aplicando para cada uma a prova
com o seu nível de conhecimentos;
Por equipe
ü Cada equipe de série igual receberá
tarefas iguais;
ü Cada equipe escolherá um líder que
responderá pelos demais da equipe;
ü Cada equipe receberá uma tarefa que
deverá ser completada dentro do tempo por todos os membros da equipe;
Recursos –
2.000 (mil) folhas de papel ofício tamanho A4 coloridas
para impressão do material usado na gincana; ( a depender da demanda)
Dicionários;
Cronômetros;
Lápis;
Diagrama;
Cartão resposta;
Borrachas;
Lapiseiras;
Canetas esferográficas;
Clipes;
Livros didáticos e paradidáticos;
Humanos;
Transporte
Uma impressora a laser ou jato de tinta;
De quatro a oito classificadores (a depender);
Oito (8) prêmios para os primeiros e segundos colocados;
( fica em aberto para discussão)
Os terceiros lugares receberão de prêmio um livro VAMOS
AO DICIONÁRIO;
Obs.:
-
A Secretaria da Educação
juntamente com a comunidade escolar deverá arcar com todas as despesas geradas
pela gincana (recursos e premiação);
-A correção das provas dos
diagramas será feita pela a Net Shop Brasil num prazo de oito dias, a depender
da demanda (quantidade) das provas;
-As provas ficarão retidas após
conferências na pasta de cada aluno na direção da escola onde foi realizada a
Gincana para histórico futuro do aluno – composição do portfólio individual do
aluno;
-Poderá ser criado o aluno nota 10 do mês ou ano pela direção da Escola
ou Secretaria de Educação para melhor incentivo, visando o seu desempenho
escolar em todos os parâmetros: Comportamento na sala de aula, e fora dela com
os colegas e no lar, boa nota em todas as matérias e etc.
- A equipe Net Shop Brasil,
reconhecerá a dupla nota 10 (professor aplicador e relator), ou seja, a dupla
de professores que melhor desempenhar o seu trabalho em sala de aula, durante a
aplicação das provas.
Cronograma de aplicação da gincana.
Apresentação
e discussão do projeto – Gincana de Conhecimentos Específicos – Vamos ao Dicionário
junto a Secretaria de Educação
|
|
1º momento
|
Visita a
escola para apresentação do projeto – Gincana de conhecimentos gerais e
específicos – Vamos ao dicionário.
Idéia
central: surpreender a comunidade escolar e, sobretudo, os alunos com a idéia
da gincana surpresa com diagramas.
Planejamento
das atividades junto à direção e professores... Programação – quando, onde,
como, com quem...
|
2º momento
|
Aplicação
da proposta – Gincana.
Será
aplicada a gincana nas turmas ou entre alunos da mesma série. Levando em
consideração o tempo de duas (02) horas, o respeito às particularidades e a
individualidade de cada um discente, o respeito às regras impostas no
projeto, atendendo a metodologia e estratégias de aplicação acima descritas.
|
3º momento
|
Premiação
para cada ciclo. A premiação ocorrerá após a averiguação das respostas dos
diagramas de cada aluno (em oito dias uteis a partir da data da gincana, (a
depender da demanda). Sobre o qual deverá ser levado em consideração a
pontuação e o tempo gasto para a resposta (hora, minutos e segundos),
respeitando às regras impostas na metodologia e estratégias de aplicação
acima descritas.
A
premiação em cada ciclo será da seguinte forma:
1º
-lugar____________e um ( certificado de honra como melhor aluno fornecido pela
Net Shop Brasil )________
2º-lugar______________e
um certificado
3º-lugar-
um livro VAMOS AO DICIONARIO de Zelton Alves
Premiação por séries ou equipes
1º -lugar-
(a depender do sexo e idade do vencedor)
2º-lugar ( a
depender do sexo e idade do vencedor)
3º -lugar-
um troféu, medalhas e/
|
4º momento
|
Divulgação
do livro – Vamos ao dicionário.
Autor:
Zelton Alves de Oliveira
Divulgação
antecipada da Gincana do dia 17/4 a
8/5/2012
Nas salas
de aulas com dez minutos por aula para cada professor fazê-la junto aos
alunos
|
Idealizador – Zelton Alves de Oliveira
Colaboradores-Herval Rocha
Secretaria Municipal de Educação de Nova Redenção-Ba
Ano /2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO