quinta-feira, 5 de julho de 2012


 PROJETO EDUCACIONAL 
- Gincana Colegial de Conhecimentos Gerais e Específicos individual e em equipes – Vamos ao Dicionário.
CRIAÇÃO: NET SHOP BRASIL – ZELTON ALVES.
PARCERIA PARA APLICAÇÃO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO–NOVA REDENÇÃO
ESCOLA–MUNICIPAL JOSÉ AMANDO-POVOADO DA PERUCA
DIRETOR – WILLIAM MÁRCIO SOUZA
COORDENADORA PEDAGÓGICA – FARENILDA DOS ANJOS
Objetivo Geral:
Trabalhar o processo da leitura e da escrita dando ênfase à busca do conhecimento através da pesquisa no dicionário, como forma integradora e que atenda a dinâmica do fortalecimento da aprendizagem sistemática norteada por um despertar social, critico, cultural e educativo.  
Justificativa:
O presente trabalho tem por finalidade, despertar na comunidade escolar como um todo (estudantes, professores, direção escolar, pessoal de apoio, pais e/ou responsáveis), o sentido mágico da busca de conhecimentos através de leitura e do manuseio do dicionário e de outros como: livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas, textos formativos e informativos, que são fontes inesgotáveis de transmissão de informações e conhecimento; concatenando a esses a prática da pesquisa por meio de uma forma bem dinâmica – o diagrama. 
  
Objetivos específicos:
Do autor:
Promover no ambiente escolar um momento de integração participativa por meio de uma gincana de conhecimentos gerais;
Demonstrar as inúmeras oportunidades existentes de busca e aquisição de conhecimentos por meio da leitura do dicionário;
Propor ao discentes uma disputa saudável de conhecimentos específicos o que despertará nos mesmos o gosto pela pesquisa no dicionário e em outras fontes;

Da Direção Escolar:

- A Direção Escolar se responsabilizará pela aplicação da Metodologia, obedecendo às regras, estratégias e recursos humanos abordados neste projeto para o bom desempenho das provas.

Obs.:
- A direção escolar não será responsável pela impressão das provas e outros materiais da Gincana como: premiação.
- Serão utilizados recursos materiais das escolas como: humanos, dicionários, livros didáticos e paradidáticos, e outros.
- Cabe a direção escolar junto com sua equipe pedagógica e docente, ajustar objetivos que complementem e/ou enriqueçam o projeto (sendo que os mesmos ajuste serão de responsabilidade da direção).

Metodologia –
ü  Nas provas, serão usados os DIAGRAMAS em caça-palavras do livro VAMOS AO DICIONÁRIO de autoria de Zelton Alves de Oliveira, ou diagramas do mesmo autor, que não consta  no livro citado acima.
ü  As turmas serão divididas em ciclo: 1º ciclo composto por alunos de 3ª e 4ª e o 2º ciclo de 5ª e 6ª séries e o 3º ciclo composto por alunos de 7ª e 8ª séries
ü  Para cada ciclo será usado diagramas diferentes, sendo que os mesmos atenderão ao seu nível de conhecimentos;
ü  O aluno concorrente deverá encontrar as palavras ocultas, sempre por ordem alfabética em todas as direções, respondendo na página de resposta que acompanha o caça-palavras;
ü  O aluno terá duas (02) horas  para responder a prova da gincana.
ü  Orientar os educandos antes da realização das provas a fazerem as suas necessidades fisiológicas, bem como tomar água e outros;
Regras-
O aluno concorrente não poderá:

ü   Fazer perguntas ou qualquer tipo de consulta aos colegas;
ü  Consultar os professores que ali estiverem fiscalizando, sob pena de ser desclassificado da gincana.
ü  Conversar com o colega e fiscal durante a gincana, sob pena de ser desclassificado imediatamente ser retirado da sala onde estiver sendo realizada a gincana;
ü  Fazer bagunças ou qualquer tipo de atividade que desvie a atenção dos colegas durante a aplicação da gincana;
ü  Se ausentar da sala onde estiver sendo realizada a gincana, durante o período da execução da mesma.
ü  Utilizar aparelhos sonoros como celulares, mp3,  mp4,...mp12, e outros, visando o bom desempenhos das atividades;

Da equipe
ü  As mesmas regras aplicadas individualmente aos alunos serão aplicadas para todas as equipes;

O aluno ou equipe concorrente poderá:

ü  Levar consigo um dicionário, um lápis grafite e uma borracha.
ü  Levar consigo água ou merenda, desde que não atrapalhe o andamento da gincana;
ü  Portar aparelhos sonoros, desligando-os antes de iniciar as atividades da gincana;
ü  Portar quantos livros de pesquisa quiser para um melhor desempenho da Gincana;

Dos fiscais das salas:

ü  Cada turma será fiscalizada por dois professores ou mais;(a depender da disponibilidade)
ü  Os fiscais terão responsabilidades diferentes. O primeiro será o professor aplicador (que orientará toda a dinâmica e condução da gincana) e o segundo será o professor relator (responsável por registrar todos os acontecimentos em sala durante a aplicação da gincana);
ü  Os fiscais participantes serão professores que lecionam na mesma escola;
ü  Os fiscais da prova terão que marcar com exatidão os minutos e segundos em que foi entregue a prova já respondida de cada aluno concorrente;
ü  Após o termino das atividades fica na responsabilidade dos fiscais entregarem por escrito ou digitado o relatório de aplicação da turma na diretoria da escola.
  Estratégias –
ü  Se houver mais de uma sala de aula com a mesma série, serão aditadas num mesmo local para concorrerem de igual para igual;
ü  Cada aluno concorrente receberá um diagrama em caça-palavras com a página resposta;
ü  O aluno que não levar estes itens acima poderá infringir as regras e ser desclassificado;
ü  O tempo de inicio da gincana será exato para todos, e o término para aqueles que forem entregando a sua prova;

Por equipes ou salas
ü  A escola que tiver mais de uma sala com a mesma série, estas poderá disputar entre si para testarem os seus conhecimentos gerais específicos;
ü  Cada série poderá disputar com outras do seu nível de conhecimentos específicos, ou dividir em grupos para concorrerem entre si, formando equipes de no mínimo seis alunos para cada uma;
ü  A forma de escolha dos membros para cada equipe será por sorteio antecipado;
ü  Cada série terá no máximo três equipes;
ü  As provas terão o mesmo teor de conhecimentos para ambas as equipes da mesma série;
ü  Poderão participar da gincana todas as séries ao mesmo tempo em salas separadas, aplicando para cada uma a prova com  o seu nível de conhecimentos;

Por equipe
ü  Cada equipe de série igual receberá tarefas iguais;
ü  Cada equipe escolherá um líder que responderá pelos demais da equipe;
ü  Cada equipe receberá uma tarefa que deverá ser completada dentro do tempo por todos os membros da equipe;

Recursos –
2.000 (mil) folhas de papel ofício tamanho A4 coloridas para impressão do material usado na gincana; ( a depender da demanda)
Dicionários;
Cronômetros;
Lápis;
Diagrama;
Cartão resposta;
Borrachas;
Lapiseiras;
Canetas esferográficas;
Clipes;
Livros didáticos e paradidáticos;
Humanos;
Transporte
Uma impressora a laser ou jato de tinta;
De quatro a oito classificadores (a depender);
Oito (8) prêmios para os primeiros e segundos colocados; ( fica em aberto para discussão)
Os terceiros lugares receberão de prêmio um livro VAMOS AO DICIONÁRIO;

Obs.:
- A Secretaria da Educação juntamente com a comunidade escolar deverá arcar com todas as despesas geradas pela gincana (recursos e premiação);
-A correção das provas dos diagramas será feita pela a Net Shop Brasil num prazo de oito dias, a depender da demanda (quantidade) das provas;
-As provas ficarão retidas após conferências na pasta de cada aluno na direção da escola onde foi realizada a Gincana para histórico futuro do aluno – composição do portfólio individual do aluno;
-Poderá ser criado o aluno nota 10 do mês ou ano pela direção da Escola ou Secretaria de Educação para melhor incentivo, visando o seu desempenho escolar em todos os parâmetros: Comportamento na sala de aula, e fora dela com os colegas e no lar, boa nota em todas as matérias e etc.
- A equipe Net Shop Brasil, reconhecerá a dupla nota 10 (professor aplicador e relator), ou seja, a dupla de professores que melhor desempenhar o seu trabalho em sala de aula, durante a aplicação das provas.

Cronograma de aplicação da gincana.

Apresentação e discussão do projeto – Gincana de Conhecimentos Específicos – Vamos ao Dicionário junto a Secretaria de Educação

1º momento

Visita a escola para apresentação do projeto – Gincana de conhecimentos gerais e específicos – Vamos ao dicionário.
Idéia central: surpreender a comunidade escolar e, sobretudo, os alunos com a idéia da gincana surpresa com diagramas.
Planejamento das atividades junto à direção e professores... Programação – quando, onde, como, com quem...

2º momento
Aplicação da proposta – Gincana.
Será aplicada a gincana nas turmas ou entre alunos da mesma série. Levando em consideração o tempo de duas (02) horas, o respeito às particularidades e a individualidade de cada um discente, o respeito às regras impostas no projeto, atendendo a metodologia e estratégias de aplicação acima descritas.

3º momento
Premiação para cada ciclo. A premiação ocorrerá após a averiguação das respostas dos diagramas de cada aluno (em oito dias uteis a partir da data da gincana, (a depender da demanda). Sobre o qual deverá ser levado em consideração a pontuação e o tempo gasto para a resposta (hora, minutos e segundos), respeitando às regras impostas na metodologia e estratégias de aplicação acima descritas.
A premiação em cada ciclo será da seguinte forma:
1º -lugar____________e um ( certificado de honra como melhor aluno fornecido pela Net Shop Brasil )________
2º-lugar______________e um certificado
3º-lugar- um livro VAMOS AO DICIONARIO de Zelton Alves
Premiação  por séries ou equipes
1º -lugar- (a depender do sexo e idade do vencedor)
2º-lugar   (  a depender do sexo e idade do vencedor)
3º -lugar- um troféu, medalhas e/
4º momento
Divulgação do livro – Vamos ao dicionário.
Autor: Zelton Alves de Oliveira
Divulgação antecipada da Gincana  do dia 17/4 a 8/5/2012
Nas salas de aulas com dez minutos por aula para cada professor fazê-la junto aos alunos



Idealizador – Zelton Alves de Oliveira
Colaboradores-Herval Rocha
Secretaria Municipal de Educação de Nova Redenção-Ba
Ano /2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO