sábado, 5 de março de 2011

PASSATEMPO-ENIGMA

Um sultão sanguinário condenou três de seus ministros à morte, mas na véspera da execução resolveu salvar o mais esperto dentre eles. Fez vir à sua presença os três condenados e mostrou-lhes cinco discos: dois pretos e três brancos, dizendo: escolherei três desses dicos e colocarei um nas costas de cada um dos senhores. Cada qual poderá ver o de seus companheiros, mas não o que ele próprio terá às costas. nessas condições, o primeiro que me disser a cor dos três discos terá a vida poupada.
Pergunta: Teria o leitor conseguido salvar-se, sabendo que o sultão escolheu os três discos brancos, e por meio de qual raciocinio chegaria a esse resultado?
Partiremos do principio de que aquele que logrou salvar a propria vida sabia, antes de tudo, que seus companheiros estavam tão decididos a sobreviver quanto ele proprio. como os dois outros ostentavam discos brancos, o seu poderia ser preto ou branco. Supôs primeiramente que fosse preto e imaginou o raciocinio que qualquer dos outros faria: Eu vejo um disco preto e outro branco. Se o meu for preto, a solução será evidente para aquele que o tiver branco:Pois dois pretos levam necessariamentee à conclusão de que o terceiro é branco. Se ele não responder imediatamente, é que a hipótese dever falsa, o meu disco, então, será branco e eu respondo.
Como de fato nenhum dos outros dois respondeu , deduziu ele que o seu dico não era preto e sim branco.Apresentou a resposta e viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO