Alfred Joseph Hitchcock
Consagrado como o mestre do gênero "thriller" que ele
próprio inventou, Alfred Hitchcock foi também um brilhante técnico que mesclou
habilmente sexo, suspense e humor. Ele começou sua carreira no cinema em 1919,
ilustrando títulos em cartazes para filmes mudos na Paramount's Famous
Players-Laskey, um estúdio em Londres.
Ocupação: Diretor, roteirista, produtor
Nome completo: Alfred Joseph Hitchcock
Data de nascimento:13 de Agosto de 1899, Leytonstone, Inglaterra
Morreu em:29 de Abril , 1980
Estudou em: St. Ignatius College, London; School ofEntão ele aprendeu a escrever, editar e
dirigir filmes, tornou-se assis- tente de diretor em 1922. Naquele ano ele
diri- giu um filme interminado, "Number thirteen" ou "Mr. Peabody".
Seu primeiro filme completo como diretor foi "The Pleasure Garden" de
1925 uma produção anglo-germanica filmada em Munique. A experiência ajudou a
inserir um caráter expressionista em seus filmes. "The Lodger" de
1926, seu filme de conquista, foi um exemplo nítido de uma porção do clássico
hitchcockano : um protagonista inocente e falsamente acusado de um crime e
acaba se envolvendo em uma rede de intrigas. Um exemplo mais recente da técnica
virtuosa de Hitchcock foi sua criação de um "som subjetivo" para
Blackmail (1929), seu primeiro filme com som. Nessa historia de uma mulher que
apunhala um artista até a morte quando ele tenta seduzi-la, Hitch enfatizou a
ansiedade da mulher que gradualmente alterou tudo menos a palavra
"faca" em uma conversa com vizinhos na manha após o assassinato.
Murder (1930) foi sua primeira ligação explicita entre sexo e violência. The
man who knew too much (O Homem Que Sabia Demais, 1934), um sucesso de critica e
publico, estabeleceu uma ótima mistura entre relações familiares e cenas de
suspense . "The 39 Steps" mostra um Hitchcock maduro. Apesar de seus
méritos, "Secret Agent" (1936) e "Sabotage" (1936) mostrou
erros de Hitchcock que ele depois aprendeu com "The Lady Vanishes"
(1938), exemplarmente Hitchcock: suave espirituoso e extremamente divertido. O
último filme britanico de Hitchcock , Jamaica Inn (1939), e seu primeiro filme
americano Rebecca (1940), foram ambos bem montadosainda que fossem trabalhos um
tanto não característicos baseados em uma novela de Daphne du Maurier. Apesar de
sua narrativa um tanto confusa, Foreign Correspondent (1940) foi o primeiro
filme de Hollywood em seu reconhecido estilo Suspicion (1941), a história de
uma mulher que pensa que seu marido é um assassino a ponto de torná-la a
próxima vítima, foi uma exploração da dinâmica familiar, a introdução de um
demônio na arena domestica pressagiou Shadow Of a Doubt (1943), a historia de
uma mulher que descobre que seu tio favorito é um assassino, que no fundo é uma
analise na vida da classe media americana. Nos filmes de Hitchcock, o demônio
não se manifesta apenas nos atos de violência física, mas também na forma
psicológica. Hitchcock retornaria ao tema sacrificio-de-identidade feminina
varias vezes, mas imediatamente em Notorious (1946) uma perversa historia de amor
sobre um agente do FBI que deveria mandar a mulher que amava para um exercito
nazista para descobrir um circulo de espionagem. Outros dramas psicológicos dos
últimos anos 40, Spellbound (1945), The Paradise Case (1948) e Under Capricorn
(1949), Both Lifeboat (1944) e Rope (1948), são interessantes exercícios
técnicos: no primeiro o objetivo era contar uma historia dentro de um pequeno
bote. Rope fazia parte de Strangers on a Train (1951), uma intenção de criar o
assassinato perfeito tanto quanto uma forte corrente homérica Durante seu
momento mais inspirado de 1950 a 1960 Hitchcock produzi um ciclo de filmes
memoráveis que incluía filmes como I confess (1953) , o sofisticado disque m
para matar (1954), e to Catch a Thief (1955) e o remake de O Homem que sabia
demais (1956) alem da comedia de humor negro The Trouble With Harry (1955). Ele
também dirigiu outros filmes que merecem destaque em sua carreira como
Strangers on a Train e o drama baseado em fatos reais The Wrong Man (1956), que
faz uma critica ao sistema judiciário americano.
As três obras primas desse período foram Rear Window (1954) a
historia de um fotografo que suspeita que seu vizinho é um assassino. Nesse
filme Hitchcock mostrou a relação entre observador e observado envolvendo em
extensão o observador do filme. Em Vertigo Hitchcock se aprofundou no
psicológico das personagens aperfeiçoando características que já havia
utilizado em outros filme como Shadow Of a Doubt e Notorios, alem decriar
movimentos de câmera tão sofisticados que até hoje são imitados. North by
Northwest (1959) é considerado o filme mais agiu de Hitchcock. Pode-se
encontrar nesse filme quase todas as características presentes em seus filmes
anteriores como: tiros, um homem inocente que tem que corre para provar sua inocência,
drama, relações homem e mulher, piadas, mulheres misteriosas e acima de tudo
muito suspense. Psicose (1960) é famoso pela cena do chuveiro, é um modelo
clássico de edição e seleção. A Violação da narrativa convencional que fez do
protagonista invulnerável. Os pássaros (1963) que na verdade não tem um vilão
humano, Marnie (1964), que narra a historia de uma mulher ladra por
conseqüência de um trauma de infância, mostrando uma relação entre
criminalidade, violência e o sexo. Torn Curtain (1966) considerado um filme
fraco do diretor, mas não desprezível. Hitchcock desapontou no filme Topaz
(1969), pois contem uma historia desfocada durante a crise cubana. Mas em 1972
ele voltou para a Inglaterra onde dirigiu Frenzy. Narra a historia de um homem
que é acusado de ser um serial killer e como em outros filmes do diretor, tem
que correr atras da sua inocência. Seu ultimo filme foi Family Plot (1976) que
coloca um casal de ladroes profissionais contra um casal de trambiqueiros.
Hitchcock fechou bem sua carreira com um filme que mostrou a eterna simetria
entre o bem e o mal.
No natal de 1979, a rainha da Inglaterra nomeou-o como
"Grande cavaleiro do império britânico e lhe concedeu o titulo de Sir
Alfred Hitchcock. Ele fez sua ultima aparição em publico no dia 16 de março de
1980. Depois redigiu um testamento somente no nome de sua filha Patrícia.
Morreu no dia 29 de abril de 1980 as 9 horas e 17 minutos. O suspense está
morto... definitivamente!
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